Skip to main content

Posts

Showing posts from April, 2016

Efeitos pós-votação no Congresso - alguns comentários

Resolvi juntar aqui todos os meus comentários que tenho partilhado no Face a respeito do acontecimento no Congresso no dia 17 de abril de 2016 e montar um texto com base nele e nas postagens que achei interessante comentar ou-e partilhar. Para jamais esquecermos.  ********************************************************* É inacreditável o que aconteceu. Cena de filme, roubada dos tempos do Império Romano, quando jogavam pessoas na arena para lutarem contra leões. Cada voto "sim" era precedido por um discurso bárbaro, e hilário se não fossem reais. O pior de todos foi do Deputado Jair Bolsonaro.  E o mais absurdo é que "A página Jair Messias Bolsonaro chegou a 2.895.137 curtidas, esse número é 335,5% maior do que o da semana anterior", segundo minha amiga Tatieli Bossi. Hitler teve muito mais seguidores que isso. Imagino que cada vez que ele abria a boca para dizer sua política anti-semita mais identificados com ele um grande número de pessoas ficava. Muito doido iss

What Works: Gender Equality by Design - O que funciona: Delineamento de proposta para Equidade de gênero

What Works: Gender Equality by Design

Invasões - O medo que isso provoca nas pessoas

Invasões... dos  Sem Terra, dos Sem Teto.... e outras.... O medo que isso provoca nas pessoas... Parece que muitas pessoas da classe média, média-alta e a alta (se ainda podemos usar essa classificação) não entendem o significado dos movimentos sociais. Não têm conhecimento sobre as necessidades urgentes de uma reforma agrária. Não entendem que há pessoa que não tem onde morar. (A ser continuado...) Algumas "pérolas" que tenho ouvido por ai: Chat de Corredor Vizinho que mora três meses na cidade, três meses na praia... volta depois de 3 meses e encontra a vizinha de porta: - Oi vizinha, tudo bem? - Tudo e você? - Ótimo! Pois não invadiram, né? (em tom de brincadeira) Discutindo sobre as invasões do MST com certa pessoa: Conversávamos sobre política, os acontecimentos na atualidade, impeachment, etc, até que entramos no assunto do MST: - Tu acha certo essas pessoas quebrarem, destruírem as fazendas por ai? Foi um prefeito do PT, uma vereadora do PT que entrara

Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici - Convite

É com imensa satisfação que compartilhamos com vocês a  programação e o convite do lançamento da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici.

SMIC como "participante" em pesquisa documental! - Estudo publicado no INTERCOM

Olhem que interessante esse estudo intitulado "Os grupos de pesquisa em comunicação e saúde no Brasil: perfil, produção e focos de interesse", de autoria de Arquimedes PESSONI e Antonio Inácio SIQUEIRA JUNIOR. Foi publicado nos anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012. Está disponível em  http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-0902-1.pdf Eles dizem que "Os números mostram que a maior produtividade em termos quantitativos por líder ficou por conta do grupo Saúde, Minorias Sociais e Comunicação (129), da área de Psicologia, certificado pela Universidade Federal de Santa Maria, composto por uma só pesquisadora e 21 estudantes".  Certamente número dizem muito pouco, mas nossa produção é resultado de um trabalho árduo e com base em muitas discussões e reflexões críticas. Parabéns a todos os integrantes do SMIC!

Modernidade # Pós-Modernidade - Vídeo com Jameson

Compartilhamos o link de uma curta fala do Jameson referente ao trabalho de Jameson que iniciou na década de 80. Nos últimos anos ele não reformula suas concepções, mas talvez atualize sua maneira de considerar a diferença entre pós- modernismo como um estilo e pós-modernidade enquanto uma estrutura do próprio capitalismo, segundo palavras dele. Um terceiro capitalismo, globalizado e conectado com as estruturas de livre mercado. Fala do Jameson no fronteiras do pensamento em 2013... https://www.youtube.com/watch?v=nSNAhib3B_M  Ele estudou Sartre na dissertação dele.