Nesse ano, estamos dando continuidade às atividades de estudo, mediadas pelas mestrandas. A seguir, o Plano De Estudos de Cada Atividade:
1.
PLANO DE ATIVIDADES DE
ESTUDO - DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS E O ABORTO.
1º semestre de 2015
Professora
Orientadora: Drª Adriane Roso
Pesquisadora: Mestra Caroline Matos Romio
Nome da Atividade: Abortando o Silêncio (pesquisa/extensão)
Participantes: Anelize Alves (acadêmica de Psicologia), Larissa
Pierry (acadêmica de Psicologia), Samanta Basso (acadêmica de Psicologia), Letícia
Costa (psicóloga), Luana Brum (psicóloga/mestranda).
Instituição: UFSM
2. Temas: Refletir sobre os estudos de
gênero. A interdisciplinaridade dos estudos de gênero e a contribuição da
Psicologia Social. Os direitos sexuais e reprodutivos e o aborto.
3. Objetivos:
·
Estudar as contribuições da psicologia social e
das teorias feministas para pensar gênero, direitos sexuais e reprodutivos,
aborto e política;
·
Manter a atividade de extensão “abortando o
silêncio”;
4. Metodologia:
·
Encontros semanais de uma hora e meia, compostos
de dois momentos; no primeiro momento, o debate do material teórico disparador,
no segundo, apresentação, articulação e reflexão sobre as ações de pesquisa e
extensão vinculadas ao grupo.
5. Recursos auxiliares: Sala ampla;
Computador.
6. Cronograma
Encontro
|
Data
|
Atividades
|
1
|
27/03
|
·
Retomada das atividades do grupo, apresentação da proposta.
·
Leitura complementar:
Pichonelli, M. (2015) Campanha antiaborto entre o
desserviço e a hipocrisia. Carta Capital. Acessado em:
|
2
Hanna Arendt
|
02/04
|
·
Visualização do filme “Hanna
Arendt”;
·
Debate sobre o filme
· Articulação
do trabalho que será apresentado no evento 3º Congresso Internacional em
Saúde - Unijuí
|
3
A Condição Humana
|
08/04
|
·
1º capítulo de ARENDT, H. (2010) A Condição Humana. Tradução de Roberto
Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
·
Finalizações do trabalho que será
apresentado no evento 3º Congresso Internacional em Saúde - Unijuí
|
4
A Condição Humana
|
16/04
|
· 1ª parte do
2º capítulo ARENDT, H.
(2010) A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro:
Forense Universitária.
·
Articulação do trabalho que será apresentado em
evento na UNISC
|
5
A Condição Humana
|
30/04
|
· 2ª parte do
2º capítulo ARENDT, H.
(2010) A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro:
Forense Universitária.
·
Articulação do trabalho que será apresentado em
evento na UNISC
|
6
A Condição Humana
|
07/05
|
·
1ª parte do 3º capítulo ARENDT, H. (2010) A Condição
Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária
|
7
A Condição Humana
|
14/05
|
·
2ª parte do 3º capítulo ARENDT, H. (2010) A Condição
Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária
|
8
A Condição Humana
|
21/05
|
·
4º capítulo ARENDT, H. (2010) A Condição
Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária
|
9
A Condição Humana
|
28/05
|
·
1ª parte do 5º capítulo ARENDT, H. (2010) A Condição
Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária
·
Apresentação dos temas que podem ser explorados da dissertação,
elaboração de questões de estudo. Demonstração dos trabalhos enviados para eventos.
|
10
A Condição Humana
|
04/06
|
·
2ª parte do 5º capítulo ARENDT, H. (2010) A Condição
Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária
·
Reflexão sobre questões de estudo e objetivos para produções a partir
do material de pesquisa da dissertação.
|
11
A Condição Humana
|
11/06
|
·
1ª parte do 6º capítulo ARENDT, H. (2010) A Condição
Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária.
·
Reflexão sobre questões de estudo e objetivos para
produções a partir do material de pesquisa da dissertação.
|
12
A Condição Humana
|
18/06
|
·
2ª parte do 6º capítulo ARENDT, H. (2010) A Condição
Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária
·
Início das atividades de análise.
|
13
|
25/06
|
·
Atividades de análise
|
14
|
02/07
|
Avaliação da Atividade
de Estudos
Confraternização de
encerramento do semestre
|
Comments
Post a Comment
Obrigada. Por um mundo mais solidário!