Mensagem enviada por Vavá (Vagner Almeida), por email para mim. Partilho com vocês.
SEM PÃOZINHO FRANCÊS FRESQUINHO!
Para quem gosta muito de pão, tome cuidado.
-A verdade sobre o pão branco
Sabemos que há muitas pessoas no mundo que gostam de comer pão branco. Mas hoje, nós gostaríamos de apresentar factos que podem chocar e surpreender. Não só o pão branco não é bom para sua
saúde, como também pode realmente ser um perigo real para a sua saúde!O governo suíço, consciente dos perigos de ingestão do pão branco, ao longo de décadas, conseguiu que a sua população parasse de o consumir, criando um imposto sobre o pão branco. A receita dos impostos é dada aos padeiros para fazer baixar o custo do pão de trigo integral, a fim de incentivar a população a mudar os seus hábitos.
E o governo canadiano aprovou uma lei em que proibe o "enriquecimento" de pão branco com vitaminas sintéticas, dado que o pão deverá conter as vitaminas encontradas no grão de trigo natural e não imitações.
Essencialmente, o pão branco é um pão _morto_ . Muitas vezes, os consumidores não são informados sobre a verdade da chamada farinha "enriquecida".
POR QUE É QUE A COR DO PÃO BRANCO É TÃO BRANCA QUANDO A FARINHA TIRADA DE TRIGO NÃO É?
É porque a farinha usada para fazer pão branco é quimicamente branqueada, tal como se branqueam roupas. Ora quando se come pão branco, é o mesmo que comer produtos químicos branqueadores, o que é muito mau para a saúde.
AQUI SE REVELAM ALGUNS DELES: Óxido de nitrogênio, cloro, cloreto, nitrosilo e peróxido de benzoíla, misturados com vários sais químicos.
Um agente de branqueamento, óxido de cloreto, combinado com o que as proteínas são ainda esquerda na farinha, produz aloxano.
Alloxon é um veneno e tem sido usado para produzir a diabetes em animais de laboratório.
Óxido de cloro destrói o óleo de gérmen de trigo vital. Ele também vai encurtar a vida útil da farinha.
BOA NUTRIÇÃO:
não se encontra no pão branco, porque no processo de fabricação de farinha branca, metade dos bons ácidos gordos insaturados, ricos em valor nutritivo, são perdidos durante a moagem do trigo, e, praticamente, toda a vitamina E é perdida com a remoção do respectivo germen de trigo e do seu farelo.
Como resultado, a farinha que resta para o fabrico do pão branco contém proteínas de má qualidade e amido o que fazem engordar.
Mas isto ainda não é tudo, sobre a perda de nutrientes.
AQUI ESTÃO ALGUMAS OUTRAS ESTATÍSTICAS SOBRE A ENORME
PERDA DE NUTRIENTES NO FABRICO DO PÃO BRANCO:
· Cerca de 50% de todo o
cálcio é perdido, bem como
· 70% de fósforo
· 80% de ferro
·
98% de magnésio
· 75% de manganês
· 50% de potássio
· 65% do
cobre
· 80% de tiamina,
. 60 %, de riboflavina
. 75% de niacina,
. 50% de ácido pantoténico e cerca de 50% de piridoxina também se perde.
Um estudo científico confirmou que os suíços já sabem, desde há anos, destes números terríveis resultants de um estudo dirigido pela Universidade da Califórnia, faculdade de agricultura. É óbvio, que a
partir desta aprendizagem o pão branco deve ser evitado.
Pão feito com farinhas de grãos inteiros de trigo e de centeio integrais são uma boa escolha.
Recomenda-se a leitura dos respectivos rótulos e deve-se evitar sempre a compra de alimentos que contêm aromas artificiais, cores, farinhas branqueadas, hidrogenadas e com conservantes ou com óleos parcialmente hidrogenados.
Comments
Post a Comment
Obrigada. Por um mundo mais solidário!