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Arte com argila no contexto da clínica-social - Art with clay in the social-clinic context


Na aula de hoje, Estudos de Grupos, as estudantes puderam vivenciar um grupo de empoderamento. Havia mulheres e homens, mas vou usar o "gênero feminino" como estilo de escrita.

As estudantes puderam realizar entrevistas de triagem, de modo simulado. Em duplas, enquanto uma era a psicóloga a outra era a pessoa que buscou o grupo. Elas conversaram para conhecer melhor essa pessoa, alguns fatos de sua história de vida, motivação para participar do grupo, etc. Cada estudante inventou um personagem, de modo que eles se sentissem mais confortáveis frente ao colega. Todas tiveram a oportunidade de representar uma psicóloga e a pessoa que buscava o grupo.

Após, fizemos dois grupos. Um na primeira metade da tarde, com e outro na segunda metade da tarde,. Participaram aproximadamente 10 estudantes em cada grupo.

Figura 1 - Grupo 1 (foto fosca para preservar a identidade dos participantes)



Figura 2 - Grupo 2




Um recurso de linguagem no trabalho com o grupo foi a expressão em argila. Para a aula, convidei a psicóloga Gabriela Quartiero para mediar o grupo comigo. Ela mediou durante dois anos um grupo de empoderamento, na Clínica da Psicologia, sob minha supervisão. A Anelize Saggin Alves, monitora da disciplina, também contribuiu com o processo.



Figura 3 - Produção em argila - Fotos de todas as produções


Figura 4 - Fotos individuais das produções.




Após a aula, Gabriela Quartiero e eu fomos para o Salu's conversar mais sobre a experiência. A Ane estava super cansada, pois é um desafio fazer psicologia que sai dos moldes indivíduo-terapeuta e preferiu ir direto pra casa. 

Foto - Gabrilea Quartiero e Adriane Roso no Salu's Café

Mediar grupos onde se lida com sofrimento psíquico, dificuldades afetivas, amorosas e tudo aquilo que floresce com a técnica de desmanchar rigidez, de sair do padrão normativo, do produzir para lucrar, da loucura do tempo que voa... sim, é um desafio.
Parabéns a todas as estudantes que se envolveram neste processo de aprendizado. Na próxima aula, aprofundaremos as discussões sobre o trabalho da psicologia no campo grupal.

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