Você já se questionou sobre como as mulheres são representadas no cinema? 🎬🎥
Muitas vezes, quando assistimos filmes, séries, novelas, entre outras produções audiovisuais, não paramos para reparar sobre como nós, mulheres, somos representadas e o quão machistas são algumas destas produções cinematográficas.
Há protagonistas mulheres? Como (de que forma) elas aparecem? O que elas fazem? Quantas outras mulheres com nome, fala e história estão na trama? Sobre o que elas conversam? Há produção e reprodução discursos ideológicos nestas produções? Quais as representações sociais que circulam? Quais os efeitos na produção da nossa subjetividade? Enfim, vários questionamentos são possíveis quando paramos para fazer a reflexão acerca da representatividade das mulheres na mídia.
Foi com essa ideia ( e este incômodo) que uma cartunista, chamada Alison Bechdel criou, em 1985, um teste que levou seu nome e que visa analisar estes aspectos nas produções cinematográficas.
"O teste, que ganhou o nome de sua criadora, indica facilmente se um filme tem ou não participação feminina relevante – por isso tem ajudado a levantar a bandeira do feminismo no cinema. Note que ele não faz nenhuma menção à quantidade de homens ou à proporção de personagens masculinos e femininos, nem mesmo ao teor geral do filme. É apenas um teste mínimo e, por isso mesmo, preocupante.
Para aplicá-lo, basta questionar o longa com três perguntas básicas:
- Há mais de uma mulher com falas? (há grupos que consideram que as mulheres precisam ser nomeadas, mas a tirinha original de Bechdel não menciona isso)
- Essas mulheres conversam entre si?
- O assunto da conversa é algo além de um homem?"
Fragmentos de texto retirados deste site: Teste de Bechdel: sobre o machismo no cinema
Se você quiser saber mais sobre representação das mulheres na mídia, poderá ler:
ROSO, A.. Mídia televisiva e imagens de mulher: quando vozes sutis nos falam. In: Strey, M., ;Mattos, F.; Werba, G.; Fensterseifer, G. (Org.). Construções e perspectivas em gênero. 1ed. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2000, v. 1, p. 75-88.
Parece simples, não é? Mas quantos filmes que você assistiu que passam neste teste?
Comments
Post a Comment
Obrigada. Por um mundo mais solidário!