Skip to main content

Cinema e Mulheres - Você já se questionou sobre como as mulheres são representadas no cinema?

Você já se questionou sobre como as mulheres são representadas no cinema? 🎬🎥

 Muitas vezes, quando assistimos filmes, séries, novelas, entre outras produções audiovisuais, não paramos para reparar sobre como nós, mulheres, somos representadas e o quão machistas são algumas destas produções cinematográficas. 

Há protagonistas mulheres? Como (de que forma) elas aparecem? O que elas fazem? Quantas outras mulheres com nome, fala e história estão na trama? Sobre o que elas conversam? Há produção e reprodução discursos ideológicos nestas produções? Quais as representações sociais que circulam? Quais os efeitos na produção da nossa subjetividade? Enfim, vários questionamentos são possíveis quando paramos para fazer a reflexão acerca da representatividade das mulheres na mídia. 

Foi com essa ideia ( e este incômodo) que uma cartunista, chamada Alison Bechdel criou, em 1985, um teste que levou seu nome e que visa analisar estes aspectos nas produções cinematográficas. 

"O teste, que ganhou o nome de sua criadora, indica facilmente se um filme tem ou não participação feminina relevante – por isso tem ajudado a levantar a bandeira do feminismo no cinema. Note que ele não faz nenhuma menção à quantidade de homens ou à proporção de personagens masculinos e femininos, nem mesmo ao teor geral do filme. É apenas um teste mínimo e, por isso mesmo, preocupante.




Para aplicá-lo, basta questionar o longa com três perguntas básicas:
  • Há mais de uma mulher com falas? (há grupos que consideram que as mulheres precisam ser nomeadas, mas a tirinha original de Bechdel não menciona isso)
  • Essas mulheres conversam entre si?
  • O assunto da conversa é algo além de um homem?"
Fragmentos de texto retirados deste site: Teste de Bechdel: sobre o machismo no cinema

Se você quiser saber mais sobre representação das mulheres na mídia, poderá ler: 

ROSO, A.. Mídia televisiva e imagens de mulher: quando vozes sutis nos falam. In: Strey, M., ;Mattos, F.; Werba, G.; Fensterseifer, G. (Org.). Construções e perspectivas em gênero. 1ed. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2000, v. 1, p. 75-88.

Parece simples, não é? Mas quantos filmes que você assistiu que passam neste teste?


Comments

Popular posts from this blog

Apendagite - Dicas de Tratamento Para Saúde Saúde

Ah, que diabos é isso?! Apendagite epiploica. Vou falar disso hoje, pois afinal, esse blog é sobre saúde também. Saúde faz par com doença, nem sempre, ou será? Nesse blog, postei um comentário no Blog do Rodrigo Nunes. Mais abaixo copio o meu comentário que postei lá e os da sequência. Isto foi em dezembro de 2016. Fiz tratamento com anti-inflamatório, acupuntura, tirei gluten e lactose. Melhorei. Devagar, mas melhorei. Julho de 2017, a dor voltou. Não é uma dor forte, aguda, mas está ali, incomodando. Sim, voltei a comer tudo de novo. Não sou uma comilona incansável, até cuido da minha alimentação, mas amo chocolate, pizza e tudo que tem farinha. Às vezes como menos, às vezes como mais. Inconstância é o que descreve melhor meus hábitos alimentares. Um triste dilema. Comer bem saudável e ficar bem de saúde. Ou comer o que se quer, adoecer e deixar de curtir esses prazeres da vida. E não me adianta o papo de que dá pra curtir prazer deixando de comer tudo aquilo que se ama! M

Teoria da Identidade Social: uma síntese

Teoria da Identidade Social (1979)                                                                       Henry Tajfel John Turner Fonte: The Guardian Para quem estuda a Teoria das Representações Sociais ai vai uma dica. Estude a Teoria da Identidade Social - Uma das teorias mais tradicionais na Psicologia Social. Veja uma uma síntese em: https://drive.google.com/open?id=12xd1-fp2GRigCg3WUL14JOlRhu8i0Zw9

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros Aqui você encontrará links para diversos livros de Psicologia Social e outras produções que consideramos essenciais aos estudiosos da Psicologia. LINKS DE LIVROS/COLETÂNEAS PARA DOWNLOAD Biblioteca da ABRAPSO:  http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=194 Coletâneas da ANPEPP -  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  Acesse em:  http://www.infocien.org/Interface/Colets.htm Conteúdo:  Féres-Carneiro, Terezinha (org) (1996): Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal (Coletâneas da Anpepp no. 1). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Macedo, Rosa Maria Stefanini de (org) (1996): Família e comunidade (Coletâneas da Anpepp no. 2). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Vasconcelos, Naumi A. de (org) (1996): Comunidade, meio ambiente e qualidade de vida (Coletâneas da Anpe