Resolvi escrever esse post, por que tem muita confusão por aí. Vou escrever sobre como penso que deve ser, mas o que escrevo vale para nosso grupo de pesquisa. Aqui me sinto muito segura em dizer que todos os trabalhos apresentados em eventos são lidos, revisados por mim e sempre busco dar sugestões e acrescento/altero o conteúdo na maioria das vezes. Sempre digo: TODO trabalho que vai meu nome, tem que passar por mim. E eu me dedico a cada trabalho.
Então:
trabalho para evento derivado de dissertação, primeiro autor = mestranda, segundo = orientadora (Eu, no caso), 3º coorientadora, 4º = apresentadora, se ela contribuir significativamente. A ideia é que trabalhos para eventos derivem da dissertação e não sejam trabalhos pequenos, que morram após o evento. Pq? Pq o trabalho deverá ser investido para se tornar um artigo no futuro, um texto que valha á pena ser lido, que tenha fundamentos.... Então, quem está sendo preparada para autorar um artigo é sempre a mestranda e não as estudantes de iniciação científica (ICs). As ICs terão sua vez qdo forem mestrandas ou quiserem encabeçar um artigo e isso é tarefa que exige muito trabalho, destreza, dedicação.
Mas se é a IC que tem a ideia? Ótimo. As ics devem mesmo ter ideias para colaborar com as mestrandas. A ideia é fundamental, mas ela não capacita, por si só, a pessoa a autorar o artigo.
Se o evento EXIGIR nas normas que a 1 autora seja a apresentadora do trabalho, td bem. Aí é outra coisa. Teremos que seguir as regras.
As mestrandas devem lembrar que estão trabalhando toda as semanas com as ics, orientando, indicando leituras, etc, que são elementos essenciais para a preparação científica, a qual, por sua vez, leva ao movimento de escrita de trabalhos. Assim, nada mais justo que a mestranda seja a primeira autora. Do meu lado, também estou orientando cada trabalho da mestranda. E minha orientação não é uma "correção de vírgulas" (isso tb!), mas é conceber a estrutura, dirigir para questionamentos, apontar para as teorias.
Quando o trabalho deriva diretamente do projetão (Guarda-chuva), eu serei a primeira autora, pois fui eu que concebi o projeto, fiz a escrita dele, etc. Daí, nessas ocasiões, eu convido, individualmente, alguém para trabalhar comigo. Às vezes, esse alguém é uma ic, super dedicada, que faz leituras intensas; outras vezes, é uma mestranda, uma colega minha...
Teve situações em que um TCC foi transformado em artigo e eu fiquei de primeira autora, mas em comum acordo com o autor do TCC, que por motivos particulares, não quiseram ou não puderam fazer o investimento de transformar o TCC em artigo. E essa transformação, não é simples e nem automática. É preciso, depois da defesa, continuar pensando e atualizando o escrito.
Enfim, cada um terá a oportunidade de autorar um artigo, se assim desejar e trabalhar. E é super legal isso, dá trabalho, mas depois, quando a gente "vê" a peça pronta e envia para submeter, temos um sentimento de esperança, de que o que escrevemos vai ser lido por várias pessoas, vai servir para instigar mais reflexões...
Vejam o que dizem esses autores:
"Cada autor deve ter participado suficientemente do trabalho para poder assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo (o grifo é nosso). Sua participação deve incluir: a) a concepção ou delineamento ou ainda análise e interpretação dos dados, ou ambos; b) redação do manuscrito ou sua revisão, quando inclua crítica intelectual importante de seu conteúdo; c) aprovação final da versão a ser publicada. A simples participação na coleta de dados não justifica...." Ler em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000200014
"A questão da ordem de citação está em aberto, necessitando maiores estudos, discussão e clareza de critérios. Vale ressaltar que não cabe mais a caracterização indiscriminada de que o primeiro nome citado é o do autor e, que os demais citados, a partir deste, sejam denominados de co-autores, como se tivessem tido uma participação secundária. Com o objetivo de preservar a justiça, o critério utilizado para estabelecer a seqüência deve ser discutido pela equipe de pesquisadores e citado, no próprio trabalho, como nota de rodapé, indicando as atribuições de cada um dos autores na realização do projeto...".https://www.ufrgs.br/bioetica/autor.htm
"O assunto autoria, portanto, continua em discussão e existem normas internacionalmente aceitas para resolvê-lo. Qualquer que seja a norma adotada, é necessário ficar bem claro que autor é alguém que teve envolvimento importante com o planejamento do trabalho, participou de sua execução, conhece integralmente seu conteúdo e está preparado para discuti-lo. “Se você não fez o trabalho, não ponha seu nome no manuscrito. Se você puser seu nome, estará a ele amarrado indissoluvelmente” (Wooley(17)". Leia em: http://www.jornaldepneumologia.com.br/PDF/1999_25_3_5_portugues.pdf
Sei que a questão de autoria é controversa e que há diferentes modos de encarar. Mas esse é o modo como eu acho mais justo trabalhar. Então, conversem sobre isso, para que fique claro o lugar de participação de cada um nos escritos, de modo que ninguém seja pego de surpresa. Tudo o que escrevi, é como EU entendo, mas estou aberta para seguir pensando e reformular minhas práticas docente e de orientadora.... E,s e por acaso, não fui justa com você, LET ME KNOW! Vamos reparar isso!!!
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Obrigada. Por um mundo mais solidário!