Skip to main content

Sobre coautoria e autoria de artigos científicos


Resolvi escrever esse post, por que tem muita confusão por aí. Vou escrever sobre como penso que deve ser, mas o que escrevo vale para nosso grupo de pesquisa. Aqui me sinto muito segura em dizer que todos os trabalhos apresentados em eventos são lidos, revisados por mim e sempre busco dar sugestões e acrescento/altero o conteúdo na maioria das vezes. Sempre digo: TODO trabalho que vai meu nome, tem que passar por mim. E eu me dedico a cada trabalho.
Então: 
trabalho para evento derivado de dissertação, primeiro autor = mestranda, segundo = orientadora (Eu, no caso), 3º coorientadora, 4º = apresentadora, se ela contribuir significativamente. A ideia é que trabalhos para eventos derivem da dissertação e não sejam trabalhos pequenos, que morram após o evento. Pq? Pq o trabalho deverá ser investido para se tornar um artigo no futuro, um texto que valha á pena ser lido, que tenha fundamentos.... Então, quem está sendo preparada para autorar um artigo é sempre a mestranda e não as estudantes de iniciação científica (ICs). As ICs terão sua vez qdo forem mestrandas ou quiserem encabeçar um artigo e isso é tarefa que exige muito trabalho, destreza, dedicação. 
Mas se é a IC que tem a ideia? Ótimo. As ics devem mesmo ter ideias para colaborar com as mestrandas. A ideia é fundamental, mas ela não capacita, por si só, a pessoa a autorar o artigo. 
Se o evento EXIGIR nas normas que a 1 autora seja a apresentadora do trabalho, td bem. Aí é outra coisa. Teremos que seguir as regras.
As mestrandas devem lembrar que estão trabalhando toda as semanas com as ics, orientando, indicando leituras, etc, que são elementos essenciais para a preparação científica, a qual, por sua vez, leva ao movimento de escrita de trabalhos. Assim, nada mais justo que a mestranda seja a primeira autora. Do meu lado, também estou orientando cada trabalho da mestranda. E minha orientação não é uma "correção de vírgulas" (isso tb!), mas é conceber a estrutura, dirigir para questionamentos, apontar para as teorias.
Quando o trabalho deriva diretamente do projetão (Guarda-chuva), eu serei a primeira autora, pois fui eu que concebi o projeto, fiz a escrita dele, etc. Daí, nessas ocasiões, eu convido, individualmente, alguém para trabalhar comigo. Às vezes, esse alguém é uma ic, super dedicada, que faz leituras intensas; outras vezes, é uma mestranda, uma colega minha...

Teve situações em que um TCC foi transformado em artigo e eu fiquei de primeira autora, mas em comum acordo com o autor do TCC, que por motivos particulares, não quiseram ou não puderam fazer o investimento de transformar o TCC em artigo. E essa transformação, não é simples e nem automática. É preciso, depois da defesa, continuar pensando e atualizando o escrito. 

Enfim, cada um terá a oportunidade de autorar um artigo, se assim desejar e trabalhar. E é super legal isso, dá trabalho, mas depois, quando a gente "vê" a peça pronta e envia para submeter, temos um sentimento de esperança, de que o que escrevemos vai ser lido por várias pessoas, vai servir para instigar mais reflexões...


Vejam o que dizem esses autores:

"Cada autor deve ter participado suficientemente do trabalho para poder assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo (o grifo é nosso). Sua participação deve incluir: a) a concepção ou delineamento ou ainda análise e interpretação dos dados, ou ambos; b) redação do manuscrito ou sua revisão, quando inclua crítica intelectual importante de seu conteúdo; c) aprovação final da versão a ser publicada. A simples participação na coleta de dados não justifica...." Ler em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000200014

"A questão da ordem de citação está em aberto, necessitando maiores estudos, discussão e clareza de critérios. Vale ressaltar que não cabe mais a caracterização indiscriminada de que o primeiro nome citado é o do autor e, que os demais citados, a partir deste, sejam denominados de co-autores, como se tivessem tido uma participação secundária. Com o objetivo de preservar a justiça, o critério utilizado para estabelecer a seqüência deve ser discutido pela equipe de pesquisadores e citado, no próprio trabalho, como nota de rodapé, indicando as atribuições de cada um dos autores na realização do projeto...".https://www.ufrgs.br/bioetica/autor.htm

"O assunto autoria, portanto, continua em discussão e existem normas internacionalmente aceitas para resolvê-lo. Qualquer que seja a norma adotada, é necessário ficar bem claro que autor é alguém que teve envolvimento importante com o planejamento do trabalho, participou de sua execução, conhece integralmente seu conteúdo e está preparado para discuti-lo. “Se você não fez o trabalho, não ponha seu nome no manuscrito. Se você puser seu nome, estará a ele amarrado indissoluvelmente” (Wooley(17)". Leia em: http://www.jornaldepneumologia.com.br/PDF/1999_25_3_5_portugues.pdf

Sei que a questão de autoria é controversa e que há diferentes modos de encarar. Mas esse é o modo como eu acho mais justo trabalhar. Então, conversem sobre isso, para que fique claro o lugar de participação de cada um nos escritos, de modo que ninguém seja pego de surpresa. Tudo o que escrevi, é como EU entendo, mas estou aberta para seguir pensando e reformular minhas práticas docente e de orientadora.... E,s e por acaso, não fui justa com você, LET ME KNOW! Vamos reparar isso!!!

Comments

Popular posts from this blog

Apendagite - Dicas de Tratamento Para Saúde Saúde

Ah, que diabos é isso?! Apendagite epiploica. Vou falar disso hoje, pois afinal, esse blog é sobre saúde também. Saúde faz par com doença, nem sempre, ou será? Nesse blog, postei um comentário no Blog do Rodrigo Nunes. Mais abaixo copio o meu comentário que postei lá e os da sequência. Isto foi em dezembro de 2016. Fiz tratamento com anti-inflamatório, acupuntura, tirei gluten e lactose. Melhorei. Devagar, mas melhorei. Julho de 2017, a dor voltou. Não é uma dor forte, aguda, mas está ali, incomodando. Sim, voltei a comer tudo de novo. Não sou uma comilona incansável, até cuido da minha alimentação, mas amo chocolate, pizza e tudo que tem farinha. Às vezes como menos, às vezes como mais. Inconstância é o que descreve melhor meus hábitos alimentares. Um triste dilema. Comer bem saudável e ficar bem de saúde. Ou comer o que se quer, adoecer e deixar de curtir esses prazeres da vida. E não me adianta o papo de que dá pra curtir prazer deixando de comer tudo aquilo que se ama! M

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros Aqui você encontrará links para diversos livros de Psicologia Social e outras produções que consideramos essenciais aos estudiosos da Psicologia. LINKS DE LIVROS/COLETÂNEAS PARA DOWNLOAD Biblioteca da ABRAPSO:  http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=194 Coletâneas da ANPEPP -  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  Acesse em:  http://www.infocien.org/Interface/Colets.htm Conteúdo:  Féres-Carneiro, Terezinha (org) (1996): Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal (Coletâneas da Anpepp no. 1). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Macedo, Rosa Maria Stefanini de (org) (1996): Família e comunidade (Coletâneas da Anpepp no. 2). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Vasconcelos, Naumi A. de (org) (1996): Comunidade, meio ambiente e qualidade de vida (Coletâneas da Anpe

A Noiva da Lagoa - Contos gauchescos

A Noiva da Lagoa Todos que passavam por ali conheciam a lenda. Nunca tinha barco, embarcação, windsurf ali. Nem marreco e marreca d’água. Só vento. Um vento que soprava só por cima da lagoa, pois até ele tinha medo de colocar seu pé-de-vento no molhado. No fundo da lagoa, morava a Noiva. Maria Luísa era seu nome. Maria Luísa foi morta pelo noivo Osório, um pescador muito ciumento, há cerca de 70 anos e teve o corpo jogado na lagoa.  E desde então, dizem que ela  assombra a lagoa. Maria era linda, com longos cabelos loiros, olhos verdes e amendoados. Pele bronzeada pelo sol sulista. Não passava um pescador que não a cobiçasse de tão bela que era. Mas ela, serena e pura que era, nunca nem olhava pra nenhum dos moçoilos que viviam nos arredores. Ela estava noiva de Osório, o pescador mais astuto e promissor do vilarejo. O noivado tinha sido arranjado entre o pai de Maria e o pai de Osório, como era costume naquela época. Nem perguntaram à Maria se ela queria casar e se pergunta