Skip to main content

Os aprendizados da maternidade em tempos de pandemia

 

Os aprendizados da maternidade em tempos de pandemia

por Maria Luiza Leal Pacheco (psicóloga, doutoranda UFSM, membro do grupo VIDAS e professora universitária)

Maternidade, palavra complexa com muitos simbolismos, emana diferentes emoções e transformações tanto internamente como na organização externa para receber um bebê. Na atualidade, podemos pensar que a maternidade é uma escolha e não um destino natural, o destino da feminilidade não é o mesmo da era vitoriana no qual a completude estaria exclusivamente no conceber uma criança, como um destino para se tornar mulher. Apesar de que, sim, a gravidez para mim, foi um momento de empoderamento fálico[1] como diria o meu amigo Freud, ali guardava sonhos, simbolismos, ali projetava imageticamente quem seria aquele sujeitinho que estava sendo formado e desejado por nós.

Na atualidade, podemos escolher, desejar, projetar, revisitar sonhos, reativar lembranças nessa linda e complexa aventura que é maternar. No meu caso, muitas circunstâncias me fizeram adiar esse desejo, questões pessoais e profissionais, mas quando disse para mim mesma, chega de resistências, deixa vir, "se tiver que ser, vai ser". E questionamentos racionais surgiram como: no meio do doutorado?. Dando aula?. Atendendo na clínica?. Seria agora, ou em outra vida?. meu relógio biológico não ia me esperar para sempre. E fico me questionando tem a hora certa para se tornar mãe?.

A maternidade nos faz gravitar para fora do nosso narcisismo, precisamos abrir mão de tantas dúvidas e incertezas, buscando sair desse imaginário restritivo que o “ser produtiva” nos impõe, como se a maternidade fosse o campo da impossibilidade, da restrição referente ao sucesso profissional e as outras realizações pessoais. Essa visão reducionista me deixa “incomodada” quando leio, escuto sobre maternidade, pois a coloca como um impeditivo de realização, sendo que entendo que ela é um somatório de possibilidades.

Para mim, a maternidade é a minha transformação, meu filho me dá mais força, me faz me multiplicar em muitas de mim mesma, posso assumir muitos papéis e em diferentes contextos com competência e disposição, como mãe, esposa, dona de casa, professora, doutoranda, psicóloga e qualquer outro papel que queira desempenhar, pois eu tenho desejo de sobra para isso e muito desejo para encarar os desafios.

Hoje tudo mudou, meu olhar mudou, me transformei em alguém mais sensível, cautelosa, reflexiva e mais que isso, mais ativa. Hoje “não deixo para amanhã o que teoricamente deveria fazer hoje", pois tenho buscado viver os momentos com as demandas que surgem. Trabalho muito em mim que preciso priorizar as coisas, para não construir uma maternidade pautada na culpa em função do tempo, do tempo para mim, minhas atividades e meu filho. Ativo uma pró atividade que não reconhecia em mim, pois, muitas vezes, me sentia mentalmente cansada e, hoje, mesmo com as horas de sono reduzidas, eu me sinto disposta para a vida para essa nova função que o maternar exige e também continuo sonhando, acreditando e almejando dias melhores. Sim, dias melhores, pois meu guri nasceu no auge da pandemia, sabe aquele sonho de casa cheia, paparico e tudo mais? Sonhava como seria as famílias (minha e do meu marido) recebendo o nosso guri, a emoção de ver a carinha, pegar no colo, dar um cheiro nas primeiras horas de vida, na maternidade, mesmo... Nada disso aconteceu, nessa recepção éramos, eu, meu marido e toda equipe de saúde e as pessoas importantes de nossa vida em sintonia através dos meios tecnológicos. Foi triste?. Não, foi lindo, estávamos em muita sintonia, nós três.

Nosso filho nasceu lindo aos nossos olhos, com saúde e muito amor, apesar de termos vividos segundos tensos no parto, um capítulo a parte (que outra hora posso contar a vocês). O que importa é que isolamos naquele momento todas as preocupações que o vírus (me refiro ao COVID19) nos causava, deixamos essa ameaça lá fora, fora, do “nosso espaço potencial", pois no nosso espaço existia todo o holding (segurar; sustentar), handling (manusear) que um dia aprendi com outro amigo, o Winnicott, ali eu procurava ser uma mãe suficientemente boa para dar todo o amor ao meu filho recém chegado nesse mundo.

Nessa experiência, eu aprendi a ser mais forte, não reclamar de "coisas" banais, pois não tem o que fazer, temos que lutar por nossa vida, e de um bebê que chega nesse mundo mais caótico que o "normal". A pandemia tem muitas coisas ruins, limitantes, mas, para mim, eu a vejo como um aprendizado. Aprendi estar em sintonia com as pessoas que importam para mim, mesmo online. Com meu pequeno, interajo o dobro, falo, canto, brinco, me entrego para essa relação, pois tenho muito amor para ofertar e ele retribuiu, pois transmite um olhar apaixonado regado de um sorriso lindo que interpretamos o amor e percebemos que valeu a pena esperar, mesmo que seu nascimento foi no ano em que o mundo parou e disparou a necessidade de mudanças. Mudanças internas e externas, este ano ficará marcado como o ano que podemos nascer e nos reinventar, ou morrer e ficar estagnados, basta decidirmos qual caminho seguir.



[1] Se prefere a sentir que tem um certo "poder", estar se sentido realizada, feliz com o estado gravídico. 

Comments

Popular posts from this blog

Apendagite - Dicas de Tratamento Para Saúde Saúde

Ah, que diabos é isso?! Apendagite epiploica. Vou falar disso hoje, pois afinal, esse blog é sobre saúde também. Saúde faz par com doença, nem sempre, ou será? Nesse blog, postei um comentário no Blog do Rodrigo Nunes. Mais abaixo copio o meu comentário que postei lá e os da sequência. Isto foi em dezembro de 2016. Fiz tratamento com anti-inflamatório, acupuntura, tirei gluten e lactose. Melhorei. Devagar, mas melhorei. Julho de 2017, a dor voltou. Não é uma dor forte, aguda, mas está ali, incomodando. Sim, voltei a comer tudo de novo. Não sou uma comilona incansável, até cuido da minha alimentação, mas amo chocolate, pizza e tudo que tem farinha. Às vezes como menos, às vezes como mais. Inconstância é o que descreve melhor meus hábitos alimentares. Um triste dilema. Comer bem saudável e ficar bem de saúde. Ou comer o que se quer, adoecer e deixar de curtir esses prazeres da vida. E não me adianta o papo de que dá pra curtir prazer deixando de comer tudo aquilo que se ama! M

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros Aqui você encontrará links para diversos livros de Psicologia Social e outras produções que consideramos essenciais aos estudiosos da Psicologia. LINKS DE LIVROS/COLETÂNEAS PARA DOWNLOAD Biblioteca da ABRAPSO:  http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=194 Coletâneas da ANPEPP -  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  Acesse em:  http://www.infocien.org/Interface/Colets.htm Conteúdo:  Féres-Carneiro, Terezinha (org) (1996): Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal (Coletâneas da Anpepp no. 1). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Macedo, Rosa Maria Stefanini de (org) (1996): Família e comunidade (Coletâneas da Anpepp no. 2). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Vasconcelos, Naumi A. de (org) (1996): Comunidade, meio ambiente e qualidade de vida (Coletâneas da Anpe

A Noiva da Lagoa - Contos gauchescos

A Noiva da Lagoa Todos que passavam por ali conheciam a lenda. Nunca tinha barco, embarcação, windsurf ali. Nem marreco e marreca d’água. Só vento. Um vento que soprava só por cima da lagoa, pois até ele tinha medo de colocar seu pé-de-vento no molhado. No fundo da lagoa, morava a Noiva. Maria Luísa era seu nome. Maria Luísa foi morta pelo noivo Osório, um pescador muito ciumento, há cerca de 70 anos e teve o corpo jogado na lagoa.  E desde então, dizem que ela  assombra a lagoa. Maria era linda, com longos cabelos loiros, olhos verdes e amendoados. Pele bronzeada pelo sol sulista. Não passava um pescador que não a cobiçasse de tão bela que era. Mas ela, serena e pura que era, nunca nem olhava pra nenhum dos moçoilos que viviam nos arredores. Ela estava noiva de Osório, o pescador mais astuto e promissor do vilarejo. O noivado tinha sido arranjado entre o pai de Maria e o pai de Osório, como era costume naquela época. Nem perguntaram à Maria se ela queria casar e se pergunta