Skip to main content

Recepção das Calouras e dos Calouros Psico\UFSM 2021

Estivemos hoje reunidas com as\os calouras\os da Psicologia UFSM. A finalidade do encontro foi de recepcioná-las\os e acolhê-las\os calouras\os, visando também proporcionar um momento de integração de toda a comunidade acadêmica do curso de Psicologia.

Além das calouras e calouros, estiveram presentes as professoras Taís, Samara, Jana, Lirene (também "calourando"  no curso) e eu, que aqui escreve este post.


O Diretório Acadêmico (DA) organizou uma recepção muito afetiva, mas também potente para o pensar a psicologia, nos provocando com a seguinte pergunta:  "Com quem está comprometida a Psicologia?". Foi solicitado que cada uma\um respondesse à pergunta com  uma frase, em uma folha A4 ou em uma página de caderno, para mais tarde compartilhar a resposta com as pessoas presentes no encontro. 

Inicialmente, fizemos uma tour virtual pelo segundo andar do curso, onde encontram-se as salas das professoras. A Jana foi a cicerone. Após, a tour seguiu lá para a sala do DA, com o ciceronamento da acadêmica Lays Jost. 

Foi muito emocionante. O dia nublado, chão cheiroso da chuva (quase senti pelo computador), corredores vazios que gritavam "chô pandemia"... a saudade do presencial pode ser aliviada um pouquinho com a visualização da nossa querida UFSM. Ah, aproveito para colocar aqui o que disse no encontro: "De todos os campus que conheço Brasil a fora, o nosso é o mais lindo!", me perdoem as ciumentas.

Na sequência, cada presente pode mostrar seu cartaz. Fiquei muito orgulhosa, pois senti que essa juventude que vem ai não tem nada de passiva, acrítica ou de mimi (aliás, quem fez essa acusação ridícula?) . A juventude que estava ali se posiciona, se emociona, investe na alteridade, nas relações.


Também fizemos uma "chuva de ideias" com as ideais que constavam nos cartazes, que pode ser visualizada nessa imagem:



Terminamos o encontro nos sentindo mais próximas\os umas\uns das\dos outros. Obrigada DA por essa oportunidade. Foi a primeira vez que fui convidada pelo DA para participar da calourada e me sinto honrada. 



Comments

Popular posts from this blog

Apendagite - Dicas de Tratamento Para Saúde Saúde

Ah, que diabos é isso?! Apendagite epiploica. Vou falar disso hoje, pois afinal, esse blog é sobre saúde também. Saúde faz par com doença, nem sempre, ou será? Nesse blog, postei um comentário no Blog do Rodrigo Nunes. Mais abaixo copio o meu comentário que postei lá e os da sequência. Isto foi em dezembro de 2016. Fiz tratamento com anti-inflamatório, acupuntura, tirei gluten e lactose. Melhorei. Devagar, mas melhorei. Julho de 2017, a dor voltou. Não é uma dor forte, aguda, mas está ali, incomodando. Sim, voltei a comer tudo de novo. Não sou uma comilona incansável, até cuido da minha alimentação, mas amo chocolate, pizza e tudo que tem farinha. Às vezes como menos, às vezes como mais. Inconstância é o que descreve melhor meus hábitos alimentares. Um triste dilema. Comer bem saudável e ficar bem de saúde. Ou comer o que se quer, adoecer e deixar de curtir esses prazeres da vida. E não me adianta o papo de que dá pra curtir prazer deixando de comer tudo aquilo que se ama! M

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros Aqui você encontrará links para diversos livros de Psicologia Social e outras produções que consideramos essenciais aos estudiosos da Psicologia. LINKS DE LIVROS/COLETÂNEAS PARA DOWNLOAD Biblioteca da ABRAPSO:  http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=194 Coletâneas da ANPEPP -  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  Acesse em:  http://www.infocien.org/Interface/Colets.htm Conteúdo:  Féres-Carneiro, Terezinha (org) (1996): Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal (Coletâneas da Anpepp no. 1). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Macedo, Rosa Maria Stefanini de (org) (1996): Família e comunidade (Coletâneas da Anpepp no. 2). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Vasconcelos, Naumi A. de (org) (1996): Comunidade, meio ambiente e qualidade de vida (Coletâneas da Anpe

A Noiva da Lagoa - Contos gauchescos

A Noiva da Lagoa Todos que passavam por ali conheciam a lenda. Nunca tinha barco, embarcação, windsurf ali. Nem marreco e marreca d’água. Só vento. Um vento que soprava só por cima da lagoa, pois até ele tinha medo de colocar seu pé-de-vento no molhado. No fundo da lagoa, morava a Noiva. Maria Luísa era seu nome. Maria Luísa foi morta pelo noivo Osório, um pescador muito ciumento, há cerca de 70 anos e teve o corpo jogado na lagoa.  E desde então, dizem que ela  assombra a lagoa. Maria era linda, com longos cabelos loiros, olhos verdes e amendoados. Pele bronzeada pelo sol sulista. Não passava um pescador que não a cobiçasse de tão bela que era. Mas ela, serena e pura que era, nunca nem olhava pra nenhum dos moçoilos que viviam nos arredores. Ela estava noiva de Osório, o pescador mais astuto e promissor do vilarejo. O noivado tinha sido arranjado entre o pai de Maria e o pai de Osório, como era costume naquela época. Nem perguntaram à Maria se ela queria casar e se pergunta