Estivemos hoje reunidas com as\os calouras\os da Psicologia UFSM. A finalidade do encontro foi de recepcioná-las\os e acolhê-las\os calouras\os, visando também proporcionar um momento de integração de toda a comunidade acadêmica do curso de Psicologia.
Além das calouras e calouros, estiveram presentes as professoras Taís, Samara, Jana, Lirene (também "calourando" no curso) e eu, que aqui escreve este post.
O Diretório Acadêmico (DA) organizou uma recepção muito afetiva, mas também potente para o pensar a psicologia, nos provocando com a seguinte pergunta: "Com quem está comprometida a Psicologia?". Foi solicitado que cada uma\um respondesse à pergunta com uma frase, em uma folha A4 ou em uma página de caderno, para mais tarde compartilhar a resposta com as pessoas presentes no encontro.
Inicialmente, fizemos uma tour virtual pelo segundo andar do curso, onde encontram-se as salas das professoras. A Jana foi a cicerone. Após, a tour seguiu lá para a sala do DA, com o ciceronamento da acadêmica Lays Jost.
Foi muito emocionante. O dia nublado, chão cheiroso da chuva (quase senti pelo computador), corredores vazios que gritavam "chô pandemia"... a saudade do presencial pode ser aliviada um pouquinho com a visualização da nossa querida UFSM. Ah, aproveito para colocar aqui o que disse no encontro: "De todos os campus que conheço Brasil a fora, o nosso é o mais lindo!", me perdoem as ciumentas.
Na sequência, cada presente pode mostrar seu cartaz. Fiquei muito orgulhosa, pois senti que essa juventude que vem ai não tem nada de passiva, acrítica ou de mimi (aliás, quem fez essa acusação ridícula?) . A juventude que estava ali se posiciona, se emociona, investe na alteridade, nas relações.
Terminamos o encontro nos sentindo mais próximas\os umas\uns das\dos outros. Obrigada DA por essa oportunidade. Foi a primeira vez que fui convidada pelo DA para participar da calourada e me sinto honrada.
Comments
Post a Comment
Obrigada. Por um mundo mais solidário!