O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica-Social organizou no ano de 2022 duas edições do curso “Pensamentos Feministas”. A primeira edição foi divulgada em fevereiro deste ano, sendo realizada entre 21/03 a 17/06 de forma assíncrona pelo Moodle. As aulas foram ministradas pelas estagiárias docentes da Pós-graduação em Psicologia, que são psicólogas e doutorandas, Mirela Sanfelice, Caroline Romio, e Mariana Pfitscher, em conjunto e sob orientação da Coordenadora do projeto, Profª Drª Adriane Roso. O curso continha 3 módulos divididos em 15 aulas de 2 horas, as temáticas eram: Feminismos (conceituação, ondas do feminismo, gênero e patriarcado e vertentes feministas), Vertentes feministas precursoras e atuais (feminismo liberal, marxista-socialista, radical, negro, decolonial, ecofeminismo, transfeminismo e feminismo pós-moderno) e Intersecções entre feminismo e Psicologia Social (o fazer crítico, clínica social, feminismo e psicanálise e terapias feministas).
O objetivo principal do curso foi utilizá-lo como ferramenta para divulgar conhecimentos científicos acerca dos feminismos e a partir de um aprendizado coletivo, compartilhar experiências sobre as vivências dos participantes. A interlocução da Universidade com a comunidade não acadêmica e, também, com acadêmicos que não necessariamente estudam feminismos dentro de seus cursos é interessante, pois provoca questionamentos sobre os saberes feministas e evidencia a importância da disseminação desses conceitos em espaços sociais diversos. Independente do lugar que o indivíduo ocupa na sociedade certamente existem atravessamentos patriarcais, machistas e misóginos e, por isso, pensar nas conquistas feministas e nos possíveis avanços para transformações sociais ainda são muitos importantes. Enquanto profissionais da Psicologia possuímos um comprometimento ético e político, dessa forma, se aproximar desses estudos nos torna ainda mais capacitados para lidar com questões sociais capazes de gerar sofrimento psíquico.
A volta do presencial oportunizou que a segunda edição do curso fosse pensada em um formato híbrido (aulas presenciais e atividades no Moodle). O módulo inicial promoveu uma visita na Casa Verônica, espaço multiprofissional vinculado ao Observatório de Direitos Humanos (ODH) e Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, criado em 03 de novembro de 2021, que articula a política de igualdade de gênero promovendo rodas de conversa, oficinas, cursos, atendimento psicossocial e orientação jurídica. No módulo I, a doutoranda Mirela discorreu sobre Feminismo e Masculinidades, no II o doutorando Diogo Costa falou sobre alteridade e no III a doutoranda Mariana falou sobre Educação para o feminismo e a potência do protagonismo. Todos os módulos contam com a participação da Profª Adriane. Esta edição ainda estará ocorrendo e será finalizada no dia 07 de outubro.
A segunda edição complementa assuntos da primeira e traz discussões sobre conceitos importantes para a Psicologia Social. A maioria das\os participantes do curso são da Psicologia, mas há participantes de outras áreas também. Entendemos que os questionamentos e tensionamentos teóricos gerados ao longo do curso servem também para pensarmos nossas relações com a universidade, com os familiares, as laborais, as fraternais tomando a categoria sócio-histórica “gênero” e outras interseccionalidades como elementos centrais para o pensar e o fazer. A ideia não é apenas "depositar" conhecimentos e, sim, promover uma construção e articulação dos significados dos feminismos para as pessoas, por isso foram utilizadas metodologias ativas e a escuta das experiências e percepções dos participantes são tão significativas.
Bianca Sartori Chagas – Bolsista FIEX – Edital PRE/UFSM N.041/2021
Comments
Post a Comment
Obrigada. Por um mundo mais solidário!