Skip to main content

VIDAS produzindo ciência: Jornada Acadêmica Integrada da UFSM e 6º Congresso Brasileiro de Psicologia


O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Clínica Social, VIDAS, participou no mês de novembro de dois eventos repletos de trocas sobre produção científica. A Jornada Acadêmica Integrada (JAI) é um evento promovido pela UFSM que visa expor os projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão que são desenvolvidos dentro da Universidade, possibilitando que os alunos divulguem as atividades que estão construindo dentro desses espaços e troquem experiências. A ação é um incentivo para relação academia-sociedade, de forma que os estudantes estejam engajados socialmente e as pessoas de fora da UFSM conheçam a instituição. O Congresso Brasileiro de Psicologia, que está na sua sexta edição este ano, é um evento que acolhe psicólogos e estudantes de psicologia de todas as regiões do país, das mais diversas áreas de atuação, promovendo discussões, oficinas, palestras e apresentações de trabalhos sobre diferentes perspectivas da Psicologia. 

Esses eventos científicos são importantes na nossa trajetória acadêmica, pois oportunizam um desenvolvimento pessoal muito significativo. Quando ocupamos novos espaços no meio científico, entramos em contato com outras abordagens, teorias, autores e ideias que podem contribuir na nossa pesquisa e, principalmente, conhecemos pessoas que também estão engajadas na produção científica, compondo uma rede de contatos. Os Congressos são oportunidades de abrirmos nossa visão de mundo pessoal e profissional, isso porque nada mais enriquecedor do que explorar novas formas de ser e pesquisar. Nosso repertório se expande à medida que podemos trocar experiências com outros pesquisadores, estudantes e profissionais.

Embora esses eventos sejam importantes para nossa formação, eles possuem um custo alto. A Universidade Federal tem um papel significativo em ajudar financeiramente e incentivar os alunos a participarem. No nosso caso, os banners apresentados nos eventos e o ônibus que nos transportou até São Paulo para o Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP) foram financiados com verbas da Universidade. Entretanto, ainda sim, outros gastos foram cobertos pelos alunos como alimentação, estadia e inscrição no CBP. A participação nesses eventos científicos é um investimento que assumimos junto com a Universidade, pensando nos futuros profissionais que seremos. 


A JAI

O nosso núcleo de pesquisa marcou presença no dia 9/11/22 no Centro de Convenções da UFSM com a apresentação de 4 trabalhos por estudantes de graduação, em coautoria com alunos da pós-graduação e graduação, orientados pela Professora Adriane Roso. Os trabalhos apresentados foram: 


  1. “À luz da ciência: Tornar-se pesquisadora a partir do processo de iniciação científica" por Martha Medeiro, Adriane Roso e Ana Carolina Tambara (apresentação oral).

  1. “Divulgação, articulação e construção de uma Psicologia Social Feminista por meio da Extensão”, por Bianca Sartori Chagas, Adriane Rubio Roso, Caroline Matos Romio, Mariana de Almeida Pfitscher, Mirela Massia Sanfelice e Gabriela Machado Mendes Peres.

  1. “Reflexões sobre consumo e estética a partir do seriado Black Mirror” por Kevin Bisognin, Emanuel Chiamenti, Adriane Roso, Catiele dos Santos.

  1. “A categoria do masoquismo e seus percursos na psicanálise: uma revisão conceitual da literatura clássica”  por Fabrício Abdala e André Oliveira Costa, professor visitante do PPGP, integrante do VIDAS. 


O CBP

Logo após a JAI, o grupo embarcou para São Paulo, SP, rumo ao 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, que ocorreu entre os dias 11 e 15 de novembro na UNINOVE. Este evento contou com a presença de profissionais das mais diversas áreas da Psicologia e promoveu significativas trocas e experiências pessoais para cada membra/o do núcleo. Além dos aprendizados a partir das oficinas e palestras, o Congresso permitiu a integração com estudantes e profissionais de diferentes regiões do país, abrindo nossos olhares para os campos de atuação e as potencialidades da Psicologia Social. No evento, o núcleo apresentou 12 trabalhos orientados pela professora Adriane Roso:


  1. “Mulheres e a Feminização do Cuidado”, por Bianca Sartori Chagas, Maria Luiza Leal Pacheco e Adriane Roso.

  1. “Articulação de uma Psicologia Social Feminista a partir do curso Pensamentos Feministas”, por Bianca Sartori Chagas, Adriane Rubio Roso, Caroline Matos Romio, Mariana de Almeida Pfitscher, Mirela Massia Sanfelice e Gabriela Machado Mendes Peres.

  1. “Reflexões e releituras que correlacionam o feminismo e a psicanálise”, por Gabriela Machado Mendes Peres, Adriane Rubio Roso, Caroline Matos Romio, Mariana de Almeida Pfitscher, Mirela Massia Sanfelice e Bianca Sartori Chagas. 

  1. “Homens Bissexuais, Representações Sociais e Mídias”, por Emanuel Chiamenti, Adriane Roso, Kevin Alex Anaya Bisognin, Catiele dos Santos.

  1. “Reflexões Sobre Consumo E Estética A Partir Do Seriado Black Mirror”, por Kevin Bisognin, Emanuel Chiamenti, Adriane Roso e Catiele dos Santos.

  1. “Iniciação Científica: Mulheres Tornando-Se Pesquisadoras”, por Martha Medeiros, Adriane Roso e Caroline Romio.

  2. "Imigração, Representações Sociais E Saúde Mental", por Esmel Luc Olivier Atchori, Adriane Roso, Mirela Massia Sanfelice. 

  3. "Violência Contra Mulheres, Masculinidades e Representações Sociais", por Mirela Massia Sanfelice, Adriane Roso e Esmel Luc Olivier Atchori. 

  4. "Psicologia e Direito Sexuais e Reprodutivos: Contracepção de Adolescentes Mulheres em Abrigo Institucional", por Daniela Porto Giacomelli, Adriane Roso, Janine Gudolle de Souza.

  5. "Docência orientada em Psicologia: Experiências críticas e Feminismo", por Daniela Porto Giacomelli, Ana Júlia Vicentini, Larissa Goya Pierry, Ana Carolina Tamara, Adriane Roso.

  6. "Mulheres, infertilidade e Direitos sexuais e Reprodutivos: Análise de uma carta aberta no Youtube", por Daniela Porto Giacomelli, Adriane Roso, Janine Gudolle de Souza, Gabriela Machado Mendes Peres, Fabricio Meinerz Abdalla, Mariana Müller de Freitas.

  7. "Heterossexualidade Compulsória E Lesbianidade", por Ana Luiza Dalcanal e Mirela Sanfelice.

  

    Também, a integrante do VIDAS Julia Menchik de Moura (IC) orientada pela professora da Faculdade SOBRESP e doutoranda do VIDAS Maria Luiza Leal Pacheco apresentou o trabalho “Relato de experiência: vivência de uma estagiária em uma Casa de Passagem”.


    Estes são importantes espaços para divulgar as pesquisas que são desenvolvidas pelo núcleo, seguimos fortes para produzir mais, comprometidos ética e politicamente com a Psicologia!


Bianca Sartori Chagas

IC do Núcleo VIDAS









Comments

Popular posts from this blog

Apendagite - Dicas de Tratamento Para Saúde Saúde

Ah, que diabos é isso?! Apendagite epiploica. Vou falar disso hoje, pois afinal, esse blog é sobre saúde também. Saúde faz par com doença, nem sempre, ou será? Nesse blog, postei um comentário no Blog do Rodrigo Nunes. Mais abaixo copio o meu comentário que postei lá e os da sequência. Isto foi em dezembro de 2016. Fiz tratamento com anti-inflamatório, acupuntura, tirei gluten e lactose. Melhorei. Devagar, mas melhorei. Julho de 2017, a dor voltou. Não é uma dor forte, aguda, mas está ali, incomodando. Sim, voltei a comer tudo de novo. Não sou uma comilona incansável, até cuido da minha alimentação, mas amo chocolate, pizza e tudo que tem farinha. Às vezes como menos, às vezes como mais. Inconstância é o que descreve melhor meus hábitos alimentares. Um triste dilema. Comer bem saudável e ficar bem de saúde. Ou comer o que se quer, adoecer e deixar de curtir esses prazeres da vida. E não me adianta o papo de que dá pra curtir prazer deixando de comer tudo aquilo que se ama! M

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros Aqui você encontrará links para diversos livros de Psicologia Social e outras produções que consideramos essenciais aos estudiosos da Psicologia. LINKS DE LIVROS/COLETÂNEAS PARA DOWNLOAD Biblioteca da ABRAPSO:  http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=194 Coletâneas da ANPEPP -  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  Acesse em:  http://www.infocien.org/Interface/Colets.htm Conteúdo:  Féres-Carneiro, Terezinha (org) (1996): Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal (Coletâneas da Anpepp no. 1). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Macedo, Rosa Maria Stefanini de (org) (1996): Família e comunidade (Coletâneas da Anpepp no. 2). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Vasconcelos, Naumi A. de (org) (1996): Comunidade, meio ambiente e qualidade de vida (Coletâneas da Anpe

A Noiva da Lagoa - Contos gauchescos

A Noiva da Lagoa Todos que passavam por ali conheciam a lenda. Nunca tinha barco, embarcação, windsurf ali. Nem marreco e marreca d’água. Só vento. Um vento que soprava só por cima da lagoa, pois até ele tinha medo de colocar seu pé-de-vento no molhado. No fundo da lagoa, morava a Noiva. Maria Luísa era seu nome. Maria Luísa foi morta pelo noivo Osório, um pescador muito ciumento, há cerca de 70 anos e teve o corpo jogado na lagoa.  E desde então, dizem que ela  assombra a lagoa. Maria era linda, com longos cabelos loiros, olhos verdes e amendoados. Pele bronzeada pelo sol sulista. Não passava um pescador que não a cobiçasse de tão bela que era. Mas ela, serena e pura que era, nunca nem olhava pra nenhum dos moçoilos que viviam nos arredores. Ela estava noiva de Osório, o pescador mais astuto e promissor do vilarejo. O noivado tinha sido arranjado entre o pai de Maria e o pai de Osório, como era costume naquela época. Nem perguntaram à Maria se ela queria casar e se pergunta