Skip to main content

Elaboração de spots de rádio: Quando a psicologia se arrisca a “sair do seu quadrado” e entrar no campo da Comunicação

 Gostaríamos de compartilhar uma das atividades propostas para o primeiro semestre do ano de 2023, pensada como ação de extensão do projeto guarda chuva “Sexualidades, Práticas Reprodutivas e Violências em Tempos Virais na Nova República Brasileira: pensando sobre o Mal-estar na Cultura, Alteridade, Laços Afetivos e Subjetividade” da UFSM. O projeto contempla várias frentes de trabalho, recebe apoio da Casa Verônica e compõe as ações do Núcleo Vidas, que vocês já devem conhecer por acompanhar nosso blog. Se não conhecem, aproveitem para navegar por outros posts.

A atividade que ainda está em desenvolvimento é a criação de spots de rádio, a qual tem por o intuito sensibilizar a população para os assuntos pertinentes que estão relacionados às temáticas do projeto. Inicialmente, listamos as temáticas que pensamos em abordar nos spots e, posteriormente, escrevemos definições sucintas sobre cada uma delas. Neste primeiro momento, encontramos grande dificuldade em resumir assuntos tão densos, foram algumas horas e quatro pessoas pensando para conseguir desenvolver os primeiros três spots sobre feminismo, antifeminismo e patriarcado. A ideia inicial era resumir cada tema em um spot. Consideramos esses temas importantes de serem esclarecidos já que podemos dizer que nos últimos tempos estão “na boca do povo”, como se diz.

Uma das autoras que utilizamos como base para construção teórica dos spots foi Carole Pateman, uma cientista política britânica e feminista conhecida por suas contribuições significativas no campo da teoria democrática e da teoria do contrato social. Seu livro "Contrato Sexual"* é considerado uma obra seminal no estudo das relações de gênero, poder e política. Publicado pela primeira vez em 1988, pela Polity Press, o livro aborda a natureza e as implicações do contrato social implícito entre homens e mulheres na sociedade. Pateman desafia as ideias convencionais de igualdade e liberdade, questionando como o contrato social historicamente privilegiou os homens em detrimento das mulheres. Ao explorar questões relacionadas ao casamento, família, sexualidade e trabalho, a autora lança luz sobre as estruturas sociais e políticas que perpetuam as inequidades de gênero. Essa leitura foi essencial para que pudéssemos entender e abordar criticamente as dinâmicas de poder e dominação de gênero na sociedade contemporânea, através de spots, e chamar a atenção para o significado da palavra patriarcado. 

Mas, afinal, o que são esses ‘spots’ e porque a escolha deles? Os spots de rádio são peças publicitárias curtas, e têm o desafio de transmitir uma mensagem impactante em um tempo de até 30 segundos. Não é nada fácil dizer o que queremos dizer em tão pouco tempo! 

Nos dias atuais, em que a comunicação rápida e eficaz é essencial, a habilidade de resumir um assunto denso em poucos segundos é extremamente relevante, pois é possível transmitir ideias de forma concisa e persuasiva, capturando a atenção do público-alvo, o qual pode ser bastante variado, como é o caso da rádio na qual pretendemos veicular nosso material - a nossa querida Rádio UNIFM, 107.9.

Como definimos em qual rádio iremos divulgar nossos spots? Uma equipe composta por duas doutorandas e uma mestranda ficou responsável por mapear as rádios da cidade de Santa Maria, RS e entrar em contato para saber como funcionava para fazermos a divulgação dos spots. A única rádio que retornou, das que foram contatadas, foi a Rádio da Universidade Federal de Santa Maria, que prontamente quis marcar uma conversa para apresentarmos a nossa proposta. Após algumas trocas de e-mails, foi marcada a primeira reunião. 

Nesse primeiro encontro, foi-nos apresentado o funcionamento da rádio e solicitada uma oficina para criação dos spots. Na segunda reunião, tivemos uma conversa com integrantes da equipe da rádio e participamos da oficina, onde eles trouxeram dicas e orientações técnicas sobre como deveríamos fazer a construção dos spots. 



Agora, estamos envolvidas com os ajustes dos textos já escritos e, junto com as/os integrantes do Núcleo VIDAS, vamos nos experimentar nos ensaios e gravações dos spots. Pensamos que vai ser bem divertido fazer essa criação, um pouco inusitada para psicólogas. Em breve, voltamos com mais novidades sobre as atividades que estamos realizando no projeto! 

Abraços, Adriane Roso, Alissia Dornelles, Ana Carolina Castro e Laura Vieira Moura. 




* PATEMAN, Carole. Confusões patriarcais In: C. Pateman. O contrato sexual,  pp.37-66. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Comments

Popular posts from this blog

Apendagite - Dicas de Tratamento Para Saúde Saúde

Ah, que diabos é isso?! Apendagite epiploica. Vou falar disso hoje, pois afinal, esse blog é sobre saúde também. Saúde faz par com doença, nem sempre, ou será? Nesse blog, postei um comentário no Blog do Rodrigo Nunes. Mais abaixo copio o meu comentário que postei lá e os da sequência. Isto foi em dezembro de 2016. Fiz tratamento com anti-inflamatório, acupuntura, tirei gluten e lactose. Melhorei. Devagar, mas melhorei. Julho de 2017, a dor voltou. Não é uma dor forte, aguda, mas está ali, incomodando. Sim, voltei a comer tudo de novo. Não sou uma comilona incansável, até cuido da minha alimentação, mas amo chocolate, pizza e tudo que tem farinha. Às vezes como menos, às vezes como mais. Inconstância é o que descreve melhor meus hábitos alimentares. Um triste dilema. Comer bem saudável e ficar bem de saúde. Ou comer o que se quer, adoecer e deixar de curtir esses prazeres da vida. E não me adianta o papo de que dá pra curtir prazer deixando de comer tudo aquilo que se ama! M

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros Aqui você encontrará links para diversos livros de Psicologia Social e outras produções que consideramos essenciais aos estudiosos da Psicologia. LINKS DE LIVROS/COLETÂNEAS PARA DOWNLOAD Biblioteca da ABRAPSO:  http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=194 Coletâneas da ANPEPP -  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  Acesse em:  http://www.infocien.org/Interface/Colets.htm Conteúdo:  Féres-Carneiro, Terezinha (org) (1996): Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal (Coletâneas da Anpepp no. 1). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Macedo, Rosa Maria Stefanini de (org) (1996): Família e comunidade (Coletâneas da Anpepp no. 2). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Vasconcelos, Naumi A. de (org) (1996): Comunidade, meio ambiente e qualidade de vida (Coletâneas da Anpe

A Noiva da Lagoa - Contos gauchescos

A Noiva da Lagoa Todos que passavam por ali conheciam a lenda. Nunca tinha barco, embarcação, windsurf ali. Nem marreco e marreca d’água. Só vento. Um vento que soprava só por cima da lagoa, pois até ele tinha medo de colocar seu pé-de-vento no molhado. No fundo da lagoa, morava a Noiva. Maria Luísa era seu nome. Maria Luísa foi morta pelo noivo Osório, um pescador muito ciumento, há cerca de 70 anos e teve o corpo jogado na lagoa.  E desde então, dizem que ela  assombra a lagoa. Maria era linda, com longos cabelos loiros, olhos verdes e amendoados. Pele bronzeada pelo sol sulista. Não passava um pescador que não a cobiçasse de tão bela que era. Mas ela, serena e pura que era, nunca nem olhava pra nenhum dos moçoilos que viviam nos arredores. Ela estava noiva de Osório, o pescador mais astuto e promissor do vilarejo. O noivado tinha sido arranjado entre o pai de Maria e o pai de Osório, como era costume naquela época. Nem perguntaram à Maria se ela queria casar e se pergunta