Skip to main content

Coisas de Criança ou de Como Enclausuramos Corpos de Crianças

Birras de Criança  ou de Como Enclausuramos Corpos de Crianças


Pintor: Vincent van Gogh - 1886-1887 
Obra: Três pares de sapato.


Fotos tiradas no Museu da Harvard, em 2019, por Adriane Roso

As Botinas de Guerino: novos tempos mesmas resistências

Às vezes, temos uma mania de achar que as crianças mudaram muito e que só as crianças da atualidade têm manias e fazem birras por qualquer coisa.
A Jess tem implicância com sapatos. Não gosta de nada que aprisione seus pés. Por ela, só andaria descalça, de chinelo ou crocks (Ah, que invenção!). Já fiz de tudo. Forcei, subornei, ignorei... Mas as lágrimas que saem não são de crocodilo. São reais.
Primeiro achei que só ela fazia isso e que eu devia ter culpa nisso tudo. Afinal, cada vez mais as crianças estão sendo mimadas e terminamos por atender seus pedidos. Mas, certo dia, chego à escola e vejo que uma de suas colegas está inchada de tanto chorar. Inicialmente, a mãe dela não quis me falar o que era, mas quando contei da minha dificuldade com os sapatos da Jess, ela desabafou: "Mas com a Fulana acontece o mesmo!". Aí, outras mães se agregaram...
Mas isso é apenas uma introdução às pequenas histórias que vou narrar.

História 1: As botinas de Guerino
Há muitos anos atrás (por volta de 1937), sapato era artigo de luxo (hoje alguns ainda são!). Na Linha 18 - Colônia Italiana perto da cidade de Passo Fundo - as crianças não usavam calçados. As de maior poder aquisitivo, ganhavam um par de sapatos para ir à missa. Iam até a igreja com os sapatos de baixo do braço e quando chegavam à porta colocavam os calçados.
Meu nonno comprou ao meu pai um par de botinas, que era mais acessível do que sapatos. Meu pai deveria ter uns sete anos.
Ele odiou as botinas. Além de serem incômodas, pois seu cano roçava as canelas, ele tinha vergonha, pois não eram SAPATOS. Então, quando iam à missa, calçava as botinas no caminho (meu nonno seguia à frente) para ir gastando as botinas. Chutava tudo quanto era pedra, para quem sabe, destruir as botinas e nunca mais precisasse passar vergonha.

História 2: O vestido de Natal
Fui passar o Natal na casa de meus nonnos. Isso deve ter acontecido no ano de 1975, quando eu tinha oito anos.
Minha nonna quis me dar um presente de Natal e considerou que um vestido seria uma boa pedida. Fomos caminhando até a loja Graziottin, também em Passo Fundo. Chegando lá, ela escolheu um vestido para mim e, é claro, detestei o modelito. Era azul-céu pálido, com um macho na frente. Eu queria mesmo era um brinquedo, mas já que não tinha escolha, queria pelo menos poder decidir sobre o modelo do vestido. Não ganhei a batalha. Sai de lá com o vestido escolhido por nonna Thereza, batendo os pés e deixando minha nonna para trás no longo caminho de volta à casa. Ainda lembro dos trilhos que costeávamos e de minha indignação. Conta meu pai nos dias de hoje que minha nonna denunciou que eu fui o trecho todo dando beliscões nela. Não sei se é verdade, mas existe alguma possibilidade!
Algumas conclusão que podemos tirar dessas pequenas histórias:
(a) botinas e vestidos são invenções incômodas;
(b) as crianças têm desejos e gostam de escolher o que vestem e calçam;
(c) as crianças não mudaram tanto assim como imaginamos;
(d) "nós, pais, sempre queremos impor algo aos filhos; e
(e) forçar" as crianças a usar algo de que não gostam não as matam.
Assim, deixemos os sentimentos de culpa de lado e prossigamos na difícil labuta de educar bem nossas crianças.

História 3: A menina que só queria tomar sorvete

Estava em uma loja de roupas infantis, sentada perto do provador, esperando minha filha experimentar roupas. entra na loja uma mãe, muito bem vestida, com sua filha de aproximadamente 9 anos. 
A mãe começa a mostrar umas legs para ela e a menina não demonstra nenhum interesse nelas. E diz: "Quero tomar sorvete".
A mãe insiste e a menina repete: "Quero tomar sorvete".
A mãe continua mostrando as roupas e a menina não prestava atenção. Então, a mãe diz:
Então, tu não quer comprar leg nenhuma!"
A menina responde: "Essa que eu tô usando tá boa. Vamo tomá sorvete?".
A mãe fala: "Vamos fazer assim. Eu te levo a tomar sorvete, mas ai tu me promete que a gente volta e tu experimenta as legs".
Trato feito! Vitória da menina? Vitória do consumismo!
Conclusão: Somos nós adultos que criamos esse desejo sem nexo de consumir por consumir e não consumir por necessidade.

Comments

Popular posts from this blog

Apendagite - Dicas de Tratamento Para Saúde Saúde

Ah, que diabos é isso?! Apendagite epiploica. Vou falar disso hoje, pois afinal, esse blog é sobre saúde também. Saúde faz par com doença, nem sempre, ou será? Nesse blog, postei um comentário no Blog do Rodrigo Nunes. Mais abaixo copio o meu comentário que postei lá e os da sequência. Isto foi em dezembro de 2016. Fiz tratamento com anti-inflamatório, acupuntura, tirei gluten e lactose. Melhorei. Devagar, mas melhorei. Julho de 2017, a dor voltou. Não é uma dor forte, aguda, mas está ali, incomodando. Sim, voltei a comer tudo de novo. Não sou uma comilona incansável, até cuido da minha alimentação, mas amo chocolate, pizza e tudo que tem farinha. Às vezes como menos, às vezes como mais. Inconstância é o que descreve melhor meus hábitos alimentares. Um triste dilema. Comer bem saudável e ficar bem de saúde. Ou comer o que se quer, adoecer e deixar de curtir esses prazeres da vida. E não me adianta o papo de que dá pra curtir prazer deixando de comer tudo aquilo que se ama! M

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros

Biblioteca em Psicologia e Áreas de Interesse - Link para livros Aqui você encontrará links para diversos livros de Psicologia Social e outras produções que consideramos essenciais aos estudiosos da Psicologia. LINKS DE LIVROS/COLETÂNEAS PARA DOWNLOAD Biblioteca da ABRAPSO:  http://www.abrapso.org.br/informativo/view?ID_INFORMATIVO=194 Coletâneas da ANPEPP -  Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia  Acesse em:  http://www.infocien.org/Interface/Colets.htm Conteúdo:  Féres-Carneiro, Terezinha (org) (1996): Relação amorosa, casamento, separação e terapia de casal (Coletâneas da Anpepp no. 1). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Macedo, Rosa Maria Stefanini de (org) (1996): Família e comunidade (Coletâneas da Anpepp no. 2). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Vasconcelos, Naumi A. de (org) (1996): Comunidade, meio ambiente e qualidade de vida (Coletâneas da Anpe

A Noiva da Lagoa - Contos gauchescos

A Noiva da Lagoa Todos que passavam por ali conheciam a lenda. Nunca tinha barco, embarcação, windsurf ali. Nem marreco e marreca d’água. Só vento. Um vento que soprava só por cima da lagoa, pois até ele tinha medo de colocar seu pé-de-vento no molhado. No fundo da lagoa, morava a Noiva. Maria Luísa era seu nome. Maria Luísa foi morta pelo noivo Osório, um pescador muito ciumento, há cerca de 70 anos e teve o corpo jogado na lagoa.  E desde então, dizem que ela  assombra a lagoa. Maria era linda, com longos cabelos loiros, olhos verdes e amendoados. Pele bronzeada pelo sol sulista. Não passava um pescador que não a cobiçasse de tão bela que era. Mas ela, serena e pura que era, nunca nem olhava pra nenhum dos moçoilos que viviam nos arredores. Ela estava noiva de Osório, o pescador mais astuto e promissor do vilarejo. O noivado tinha sido arranjado entre o pai de Maria e o pai de Osório, como era costume naquela época. Nem perguntaram à Maria se ela queria casar e se pergunta