Skip to main content

Evento alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial

Eventos alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, realizados ou apoiados pelo CRPRS.



  REGIÃO CENTRO-OESTE

Santa Maria
  • 26 e 27/05 - 9h às 17h - Evento "Saúde Mental e suas (in)visibilidades", no Hotel Morotin (Rua Ângelo Uglione, 1629 - Centro). 
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO  AQUI  Inscreva-se |  Evento no Facebook

Subsede Centro-Oeste promove atividade alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial

Para marcar o Dia da Luta Antimanicomial, a Subsede Centro-Oeste promove na segunda-feira, 26/05, e na terça-feira, 27/05das 09h às 17h, o evento “Saúde Mental e suas (in)visibilidades”A atividade será realizada no Hotel Morotin (Rua Ângelo Uglione, 1629 - Centro), em Santa Maria, e é aberta a psicólogos, profissionais da rede de atendimento, usuários, estudantes e público em geral.

O objetivo é proporcionar um espaço de discussão sobre a (in)visibilidade da saúde mental em vários contextos.

Inscrições e informações sobre outras atividades do CRPRS alusivas ao Dia da Luta Antimanicomial em www.crprs.org.br/antimanicomial2014.

Confira a programação completa do evento “Saúde Mental e suas (in)visibilidades”:

26/05 – Segunda-feira

9h – 12h Mídia e Violência de Estado

Mediadora: Adriane Roso

Ana Carolina Cademartori – Psicóloga, especialista em Sociologia (PUCRS) e Mestre em Psicologia (UFSM), Membro do Grupo de Pesquisa “Saúde, Minorias Sociais e Comunicação” da UFSM.

13h30 – 15h Institucionalizações: de que Reforma falamos?

Mediadora: Bruna Osório, conselheira do CRPRS

Carlise Cadore – Psicóloga, Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde (UFSM), especialista em Saúde Mental pela Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição.

Rita de Cássia Barcellos Bittencourt – Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação (UDELMAR – Chile). Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB/RJ). Especializada em Psiquiatria Social (ENSP Fiocruz/RJ). Autora do livro “Representações corporais de doentes mentais institucionalizados: um olhar em Terapia Ocupacional”.

Michele Mendonça – Assistente Social.

15h – 15h30 Intervalo

15h30 – 17h Que rede de saúde mental é possível?

Mediadora: Cristiane Gonçalves, colaboradora da Subsede Centro-Oeste do CRPRS

Kamilla Cruz – Enfermeira da atenção básica.

Lige Mara Bortolotti –  Psicóloga da atenção secundária.

Dolores Reginato Chagas – Enfermeira da atenção terciária.



27/05 – Terça-feira

9h – 12h A Saúde Mental nas universidades

Mediador: Félix Guazina

Coordenadores dos cursos de Psicologia:

Adriane Roso – UFSM

Bárbara Maria Barbosa Silva – FISMA

Cristiana Rezende Caneda – ULBRA

Felipe Oliveira – UNIFRA

Apresentação da Comissão de Formação do CRPRS (CoFor) e do Projeto CREPOP/CoFor "Formação em Psicologia e Políticas Públicas: uma aproximação do CRPRS ao meio acadêmico".

13h30 – 15h Os sentidos da Reforma Psiquiátrica

Mediadora: Katiusci Lehnhard

Roda com os usuários: 4ª Parada do Orgulho Louco (Alegrete), AFAB, CAPS Prado Veppo, componentes do Programa “De perto ninguém é normal” na Rádio Universidade.

15h – 15h30 Intervalo

15h30 – 17h Os sentidos da Reforma Psiquiátrica

Judete Ferrari – Psicóloga, Coordenadora da "4ª Parada do Orgulho Louco: Sou o que sou, porque nós somos!" de Alegrete.

Denizar Oliveira – Presidente da Associação de Familiares Amigos e Bipolares (AFAB).

Angela Meincke Melo – Técnica em Saúde Mental. Apresentação do vídeo “De perto ninguém é normal”.

Comments

Popular posts from this blog

Teoria da Identidade Social: uma síntese

Teoria da Identidade Social (1979)                                                                       Henry Tajfel John Turner Fonte: The Guardian Para quem estuda a Teoria das Representações Sociais ai vai uma dica. Estude a Teoria da Identidade Social - Uma das teorias mais tradicionais na Psicologia Social. Veja uma uma síntese em: https://drive.google.com/open?id=12xd1-fp2GRigCg3WUL14JOlRhu8i0Zw9

Quem sou EU em frente ao espelho?

Texto escrito e pensando em conjunto entre a Mestranda do PPGP, Psicóloga Ana Flavia de Souza e a acadêmica de Psicologia da UFSM, aluna de Iniciação Científica, Luize Carvalho. Ambas integram o Núcleo VIDAS.      Você já se deparou olhando-se no espelho? Quem você está vendo? O que está vendo? Você gosta dessa imagem?      A imagem que temos de nós mesmas é algo importante na construção de quem somos, de como agimos conosco e com as demais pessoas na sociedade. Por que falar sobre isso é importante? Atualmente, estamos observando uma crescente “onda” de aderência a procedimentos estéticos visando a beleza, mas afinal, que beleza é essa? O espelho está lhe apresentando você ou um ideal de si?      Trazer à tona discussões nesse campo é algo difícil, uma vez que também estamos imersas nesse contexto, sendo mulheres e consumidoras de bens e serviços. Mas nos questionamos justamente por isso, por acreditarmos que talvez a “imagem” que está no es...

Desaparecimento das Carochinhas

Quando eu era criança, na frente de minha casa, em São Leopoldo, tinham várias extremosas ( Lagerstroemia indica ), ou também conhecidas como  escumilha, resedá ou árvore- de-júpiter ( em inglês =  crape myrtle).  (Fotos tiradas por mim na Rua Professor Teixeira, Santa Maria, RS) Essas árvores eram tomadas por carochinhas... sumiram! Para quem não conhece, carochinhas são pequenos animaizinhos parecidos com joaninha. Transformaram-se em personagens de contos infantis - estórias da carochinha. (Foto de Luiz Felipe Varela, disponível em  Carochinha  ) Custei para achar uma foto da carochinha no Google. Se alguém tiver alguma foto, por gentileza, nos envie. Elas estão sumidas da terra e do Google... Era diversão da gurizada amarrar uma linha de costura na perninha da carochinha e ir passear com ela. Fiz isso algumas vezes, até que comecei a ficar com pena delas. "Onde foram parar as carochinhas", perguntaria Mario Quintana, se e...