"Sua vadia, sua puta, cadela... você mereceu. Se você se comportasse, nada disso teria acontecido... se você não é só minha, não será de ninguém...". Essas são algumas das frases dita por homens que assassinaram mulheres - isso é feminicídio: matar uma mulher pelo simples fato de ela ser mulher, se aparentar mulher, se sentir mulher, se definir como mulher...não usar a expressão "assassinato" apenas? Poderíamos, mas com a expressão feminicídio queremos dar visibilidade a questão de gênero.
Quem sabe, assim, as pessoas percebam que é sim um assassinato - e horrível como tal - mas que é específico da condição de envolver a eliminação da vida de uma mulher pq ela não se enquadra nas fantasias engendradas por uma cultura machista, heterosexista, "ciumentista" inventei essa palavra agora, mas me refiro a estes ciúmes doentios que dizem respeito mais a quem sente do que o alvo a que se dirige].
A Agência Patrícia Galvão elaborou um Dossiê sobre feminicídio que vale à pena ler. Saiba mais em: agenciapatriciagalvao
O assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero recebeu uma designação própria: feminicídio. No Brasil, é também um crime hediondo. Nomear e definir o problema é um passo importante, mas para coibir os assassinatos femininos é fundamental conhecer suas características e, assim, implementar ações efetivas de prevenção.
Comments
Post a Comment
Obrigada. Por um mundo mais solidário!