Você participou ou está pensando em participar de alguma pesquisa científica?Leia a Cartilha dos direitos do participante de pesquisa, elaborada pela Conep/Ministério da Saúde.
Participar de pesquisas é um modo de contribuir com a ciência à medida que você compartilha seus pensamentos, sentimentos, opiniões, visão de mundo com pesquisadores, para que estes possam estudar o conjunto de saberes e apresentar evidências para a construção de políticas públicas e intervenções junto às comunidades.
Quando elaboramos nossas pesquisas na área da psicologia social e convidamos pessoas a participar queremos construir informações sobre um dado fenômeno social ou acontecimento temos a intenção de, de alguma forma, apresentar elementos para se fazer o mundo melhor. Claro, que nem sempre isso acontece de forma imediata ou direta, já que uma pesquisa leva anos para ser finalizada e, uma vez publicada, não temos controle sobre como exatamente os resultados serão utilizados. Assim, a pesquisa é sempre uma esperança.
Penso que também é nesse espectro de esperança que as pessoas decidem a participar de pesquisas.
A cartilha que o CONEP preparou para os participantes em pesquisas é um documento de fácil leitura e proporciona algumas orientações a você, caso decida ser participante. Ou mesmo que decida não participar seria bom você compartilhá-la com as pessoas de sua relação, pois elas poderão decidir por participar de alguma pesquisa, ou até mesmo já estejam participando.
Comments
Post a Comment
Obrigada. Por um mundo mais solidário!